Dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de gravar (armazenar) informação (dados) de forma permanente ou semipermanente. Essa gravação de dados pode ser feita virtualmente, usando qualquer forma de energia. Estes dispositivos, de acordo com a tecnologia utilizada na leitura e escrita dos seus dados, podem ser classificados em magnéticos, semicondutores e ópticos.
• Magnéticos (HDs, disquetes).
• Ópticos (CDs, DVDs, etc).
• Semicondutores (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memória e pen drive
Os dispositivos de armazenamento por meio óptico são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimédia, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc.
Os dispositivos de armazenamento por meio magnético são os mais antigos e mais amplamente utilizados actualmente, por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico.
Os dispositivos de armazenamento semicondutores podem ser encontrados com as mais diversas aplicações, desde Pen Drives, até cartões de memória para câmaras digitais, e, mesmo os discos rígidos possuem uma certa quantidade desse tipo de memória funcionando.